domingo, 30 de outubro de 2011

O PECADO E O PERDÃO



Pecado significa "errar o alvo".Isso quer dizer que as pessoas vivem longe do caráter santo de Deus.Pecado é tudo o que não está de acordo com o ser de Deus: todo ato, toda tendência, toda situação. Quando o pecado entrou na raça humana através de Adão, este tornou-se uma pessoa completamente diferente, corrompida e decadente. E todos os seus descendentes herdaram essas características negativas de sua personalidade. A perfeição original do homem foi totalmente destruída. Precisamos apenas dar uma olhada nas notícias diárias para ver quanto a humanidade está degenerada.

O pecado se infiltrou em todas as categorias sociais da humanidade. Nas famílias e nos matrimônios, na sociedade e entre os povos reina - de maneira crescente - a infidelidade, mentira, o ódio , a guerra e a morte. A solidariedade e o altruísmo vão dando lugar ao individualismo e ao egoísmo. Por toda parte existem discórdias, conflitos e guerras. A bíblia ensina que o caráter da humanidade está corrompido , incapaz de produzir o bem. (romanos 3:10-12).
Além disso , a bíblia ensina que o ser humano está corrompido em sua disposição mental (romanos 1:28) , no seu entendimento (2corintios 4:4), tem cauterizado sua própria consciência (1 timóteo 4:2 ) e está obscurecido e cego em seu entendimento (efésios 4:18;2 coríntios 4:3-4). Na verdade, somos tão profundamente corrompidos em nosso ser, que não nos tornamos pecadores pelos pecados que cometemos;cometemos pecados porque somos pecadores por natureza. Além disso, todo pecado que cometemos (em pensamentos, palavras ou ações )é acrescentado em nossa lista de culpa diante de Deus. E assim como é inútil tentar lavar o carvão para torná-lo branco, tampouco o homem pode livrar-se do pecado através de seus próprios esforços.
É errado pensar que somente pessoas "boas"chegam ao céu e que as "más" vão para o inferno. Nem bons nem maus vão para o céu,mas somente aqueles que receberam a justiça de Deus pela graça e tomaram posse dela pela fé.A Palavra de Deus não deixa menor dúvida "Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque" (eclesiates 7:20 veja também romanos 3:10-12)
Talvez agora seja possível entender que existe uma única justificação para o homem: não a própria,mas exclusivamente a obtida através de Jesus Cristo, o Justo. Existe perdão em Jesus. A bíblia diz: "Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata,eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã (isaías 1:18). Realmente ,o perdão de Jesus é único, incomparável e maravilhoso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário